Noé
Noé é mais famoso por construir uma arca - uma caixa gigante de madeira de três andares na qual ele, sua família e um monte de animais cavalgam uma enorme inundação que Deus envia para destruir a humanidade por sua desobediência. Deus escolheu Noé e sua família para sobreviver ao dilúvio porque Noé é "o mais justo em sua geração". Noé é importante não apenas porque sua arca decora a maioria dos berçários na América do Norte, mas também porque, de acordo com a Bíblia, se Noé não fosse justo, nenhum de nós estaria aqui agora.Abraão
A Bíblia está cheia de histórias sobre pessoas que desobedeceram a Deus. Uma exceção notável é Abraão, um homem que, embora não seja perfeito, obedece ao mandamento de Deus de deixar sua terra natal na Mesopotâmia e se aventurar em uma desconhecida Terra Prometida (antiga Canaã; mais tarde Israel). Deus promete a Abraão que seus descendentes se tornarão uma grande nação, por meio da qual todos os povos da terra serão abençoados.As histórias de Abraão e sua esposa, Sara, são uma montanha-russa de eventos dramáticos que colocam repetidamente em risco a promessa de Deus. Ironicamente, a maior ameaça à promessa de Deus é quando o próprio Deus ordena a Abraão que sacrifique seu filho, Isaque. Abraão se propõe a fazer exatamente o que Deus ordena, mas pouco antes de Abraão desferir o golpe fatal em seu próprio filho, Deus interrompe o sacrifício. Como recompensa pela fé de Abraão, Deus cumpre Sua promessa de fazer dos descendentes de Abraão uma grande nação, pois o filho de Isaque, Jacó, eventualmente tem 12 filhos, cujos descendentes se tornarão a nação de Israel.
Hoje, três das principais religiões do mundo - judaísmo, cristianismo e islamismo - têm suas raízes em Abraão.
Moisés
A Bíblia Hebraica descreve Moisés como o maior profeta que já viveu, e por boas razões. Moisés nasce durante tempos difíceis para o antigo Israel. Os israelitas são escravizados no Egito, e sua crescente população alarma tanto os egípcios que o rei egípcio ordena que todos os homens israelitas recém-nascidos sejam afogados no rio Nilo.A mãe de Moisés salva a vida de seu filho colocando-o no Nilo em uma cesta de junco, onde ele logo é descoberto pela filha do Faraó, que ironicamente cria Moisés no palácio real. Depois de adulto, Moisés deve fugir do Egito por matar um egípcio que estava espancando um escravo israelita.
Por fim, Deus aparece a Moisés em uma sarça ardente e diz a ele que ele deve retornar ao Egito para libertar os israelitas de sua escravidão. Com a ajuda de Deus, Moisés consegue sua missão, levando os israelitas ao Monte Sinai, onde Deus apareceu pela primeira vez a Moisés. No Monte Sinai, Deus dá a Lei a Moisés, incluindo os Dez Mandamentos. Moisés finalmente leva os israelitas à fronteira de sua Terra Prometida (antiga Canaã; mais tarde Israel), onde morre na idade avançada de 120 anos.
Davi
Davi é o segundo e maior rei de Israel. Quando menino, Davi corajosamente derrota um poderoso guerreiro inimigo chamado Golias com apenas uma funda e uma pedra. Como homem, Davi conquista todos os inimigos de Israel e inicia uma dinastia que governaria Jerusalém por quase 500 anos. Mas nem todas as notícias em torno de David são boas. Davi perpetra um dos crimes mais hediondos da Bíblia: ele comete adultério com uma mulher chamada Bate-Seba, esposa de um dos soldados mais leais de Davi, Urias. Então, para encobrir o crime, Davi manda matar Urias. A favor de Davi, quando o profeta Samuel confronta Davi com seu pecado, Davi se arrepende. Além disso, a favor de Deus, Deus perdoa Davi por seu pecado, mas não sem puni-lo por seu crime.Além das façanhas reais de Davi (e indiscrições), ele é creditado por escrever muitas das canções de adoração do antigo Israel, que você pode ler no Livro dos Salmos.